No momento, você está visualizando Tratamento da Artrose no Punho e Dedos: Opções Conservadoras

Tratamento da Artrose no Punho e Dedos: Opções Conservadoras

A artrose no punho e nos dedos é uma condição degenerativa que afeta as articulações, resultando no desgaste gradual da cartilagem que as reveste. Esse desgaste reduz a capacidade de amortecimento das articulações, levando ao contato direto entre os ossos, o que causa dor, rigidez, inflamação e perda de movimento. É mais prevalente em pessoas idosas, mas também pode ocorrer em indivíduos mais jovens, principalmente aqueles que realizam atividades repetitivas que sobrecarregam as mãos e os punhos.

O tratamento envolve fisioterapia para aliviar os sintomas e melhorar a funcionalidade. Técnicas como mobilizações articulares, exercícios de fortalecimento e alongamento, e modalidades terapêuticas como ultrassom e laser ajudam a reduzir a dor e melhorar a mobilidade. A orientação sobre ergonomia e a realização de atividades de maneira adequada são fundamentais para evitar a progressão da doença e preservar a função das mãos. Em alguns casos, o uso de órteses pode ser indicado para estabilizar as articulações e proporcionar alívio durante as atividades diárias.

Dica de exercício

Toque a ponta de cada dedo da mão com a ponta do polegar, formando um “O”. Volte à posição inicial após cada toque. Fazer 10 vezes para cada dedo.

Luiz Schneider

Luiz Carlos Schneider Junior (CREFITO 121.248-F) atuou nos Hospitais Mãe de Deus, Santa Casa de Misericórdia e Instituto de Cardiologia, com mais de 15 anos de experiência em reabilitação domiciliar

Este post tem um comentário

  1. Luis Carlos

    Luiz me ajudou a corrigir vários hábitos inadequados, como ajustar a altura da cadeira ao escrever, reduzir a pressão sobre o polegar e o indicador, e fazer pausas estratégicas para alongar os dedos. Além disso, ele tratou minha inflamação utilizando um equipamento moderno alimentado por energia elétrica.

Deixe um comentário