A rotura da junção miotendínea do gastrocnêmio medial, também conhecida como “síndrome da perna do tenista”, é uma lesão muscular comum em atividades que envolvem aceleração e desaceleração bruscas, como corrida e esportes de impacto. Ocorre quando há um estiramento excessivo ou uma contração excêntrica abrupta do músculo, levando à ruptura parcial das fibras musculares próximas à sua transição para o tendão.
O tratamento inicial envolve repouso, uso de gelo, elevação e compressão para controlar a inflamação. O tempo de recuperação varia de duas a seis semanas, dependendo da gravidade da lesão. A fisioterapia é essencial para acelerar a cicatrização e prevenir recidivas. Inicialmente, utilizam-se recursos como ultrassom terapêutico e eletroterapia para analgesia e controle do edema. Após cerca de uma semana, inicia-se a mobilização precoce com exercícios de amplitude e fortalecimento progressivo, associados a técnicas de liberação miofascial e alongamentos, que auxiliam na recuperação funcional. O retorno às atividades deve ser gradual, respeitando os sinais de dor e desconforto, para evitar novas lesões e garantir a recuperação completa.

O protocolo PRICE é eficiente nos 3 primeiros dias, mas o uso do ultrassom terapêutico ou do laser pode acelerar ainda mais a recuperação nesses casos. Recomendo o Luiz e sua equipe para um tratamento eficaz!