No momento, você está visualizando Lesão de SLAP: Impacto em Atletas

Lesão de SLAP: Impacto em Atletas

A lesão de SLAP (Superior Labrum Anterior to Posterior) ocorre quando há um rompimento ou desinserção da porção superior do lábio glenoidal, uma estrutura fibrocartilaginosa que envolve a cavidade glenoide do ombro. Esse tipo de lesão é comum em atletas e indivíduos que realizam atividades repetitivas que envolvem rotação do ombro, como arremessos, natação e beach tennis. Ela pode provocar dor, instabilidade e limitação dos movimentos, especialmente em ações que exigem elevação ou rotação do braço.

A lesão pode ocorrer de forma traumática, como após uma queda com o braço estendido, ou por microtraumas repetitivos, sendo mais comum em esportes que envolvem movimentos acima da cabeça. Além da dor, os sintomas incluem estalos ao movimentar o ombro, sensação de fraqueza e perda de força durante atividades físicas.

O diagnóstico é feito com base na história clínica, exame físico e exames de imagem, como ressonância magnética com contraste, que permite melhor visualização da lesão no lábio superior. O tratamento pode ser conservador, com fisioterapia para fortalecer os músculos do ombro e melhorar a estabilidade, ou cirúrgico, quando há falha nas intervenções iniciais ou a lesão é extensa. A cirurgia geralmente envolve a reinserção do lábio lesionado e a recuperação pode exigir um longo período de reabilitação, com foco em restabelecer a função e prevenir novas lesões.

Dica de exercício

Mantenha o cotovelo ao lado do corpo em 90º e puxe a faixa elástica para fora, ativando o músculo infraespinhal e o redondo menor.

Luiz Schneider

Luiz Carlos Schneider Junior (CREFITO 121.248-F) atuou nos Hospitais Mãe de Deus, Santa Casa de Misericórdia e Instituto de Cardiologia, com mais de 15 anos de experiência em reabilitação domiciliar

Este post tem 2 comentários

  1. Pablo

    É fundamental acompanhar os temas abordados neste blog, pois certamente algum deles será relevante para os leitores. O termo “labrum” sempre me faz lembrar do Guga Kuerten, embora sua lesão fosse no quadril; é interessante descobrir que essa estrutura também está presente na articulação do ombro.

  2. Emerson

    É um assunto interessante, sempre trazendo novidades. Parabéns pelo excelente trabalho!

Deixe um comentário