A bursite subacromial é uma inflamação da bursa localizada entre o acrômio (uma parte da escápula) e os tendões do manguito rotador, na articulação do ombro. A bursa é uma pequena bolsa cheia de líquido que reduz o atrito entre os tecidos, facilitando o movimento. Quando ocorre inflamação, a bursa se torna dolorida e inchada, causando dor ao movimentar o braço, especialmente em movimentos de elevação lateral e acima da cabeça.
As causas mais comuns incluem movimentos repetitivos, sobrecarga, má postura, ou traumatismos na região. Os sintomas incluem dor na parte superior e lateral do ombro, dificuldade para levantar o braço, e dor ao deitar sobre o lado afetado.
O tratamento é geralmente conservador e inclui repouso, aplicação de gelo, medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia. A fisioterapia tem como objetivo reduzir a dor e a inflamação, melhorar a mobilidade e fortalecer a musculatura do ombro para evitar recidivas. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de infiltração com corticosteroides ou, em casos crônicos e resistentes ao tratamento conservador, intervenção cirúrgica.
Dica de exercício
Coloque o braço dobrado em um ângulo de 90 graus contra uma parede. Gire levemente o tronco para longe da parede até sentir um alongamento no peito. Mantenha por 20 segundos e repita 3 vezes de cada lado.
Ótima reportagem.