No momento, você está visualizando Como Identificar e Tratar a Apneia Obstrutiva do Sono: Parte II

Como Identificar e Tratar a Apneia Obstrutiva do Sono: Parte II

Os exercícios orofaríngeos são eficazes para fortalecer a musculatura da garganta, língua e palato, contribuindo para a manutenção das vias aéreas abertas durante o sono. A seguir, algumas sugestões para ajudar a reduzir a apneia obstrutiva do sono:

  1. Exercício da língua: Pressione a língua contra o céu da boca e mantenha por 5 segundos. Repita 10 vezes, aumentando a resistência dos músculos da língua.
  2. Projeção da língua: Estenda a língua para fora o máximo possível e tente tocar o queixo, mantendo a posição por 5 segundos. Em seguida, tente tocar o nariz. Faça 10 repetições.
  3. Exercício de mastigação: Mastigue chiclete sem açúcar por alguns minutos, simulando o movimento de mastigação exagerada, para fortalecer os músculos da mandíbula e bochechas.
  4. Soprar balão: Encha um balão repetidamente sem o auxílio das mãos para aumentar a força dos músculos respiratórios e melhorar a capacidade pulmonar.
  5. Exercício do palato mole: Pronuncie sons como “AH” e “OH” de forma lenta e prolongada, elevando o palato mole e ativando a musculatura da garganta. Repita 10 vezes.
  6. Exercício da bochecha: Encha as bochechas de ar e passe-o de um lado para o outro por 30 segundos, fortalecendo os músculos faciais e orofaríngeos.

Esses exercícios devem ser realizados diariamente para obter melhores resultados.

Luiz Schneider

Luiz Carlos Schneider Junior (CREFITO 121.248-F) atuou nos Hospitais Mãe de Deus, Santa Casa de Misericórdia e Instituto de Cardiologia, com mais de 15 anos de experiência em reabilitação domiciliar

Deixe um comentário