A escolha do andador para idosos, com ou sem rodas, deve ser feita com base nas necessidades individuais e com a avaliação de um fisioterapeuta. O fisioterapeuta poderá avaliar o equilíbrio, a força muscular, e a capacidade de coordenação do idoso, garantindo a escolha mais adequada.
Os andadores com rodas são recomendados para idosos que têm força e equilíbrio moderados e que precisam de apoio adicional, mas que conseguem caminhar de forma relativamente independente. Eles facilitam o deslocamento, pois as rodas reduzem o esforço necessário para movimentar o andador. No entanto, podem não ser indicados para terrenos irregulares ou inclinações, onde o controle pode ser mais difícil.
Já os andadores sem rodas são mais estáveis e proporcionam maior segurança para quem tem dificuldades de equilíbrio ou precisa de um apoio mais firme. Esses modelos exigem que o usuário levante o andador a cada passo, o que demanda mais esforço, mas oferece maior controle do movimento. O fisioterapeuta pode também orientar o uso correto do andador e realizar ajustes necessários para garantir a postura e segurança adequadas.
Dica de avaliação
O idoso caminha em linha reta, sem apoio ou com o auxílio de uma pessoa. Deve-se observar o equilíbrio, a velocidade e a coordenação dos movimentos. Isso ajuda a identificar se o idoso precisa de apoio mais firme (andador sem rodas) ou se pode usar um com rodas.
Não se preocupe com essa dúvida. O Luiz dispõe de ambos os modelos de andador e fará a escolha mais adequada para você ou seu familiar.