No momento, você está visualizando Tenossinovite de De Quervain: Como a Fisioterapia Pode Ajudar?

Tenossinovite de De Quervain: Como a Fisioterapia Pode Ajudar?

A tenossinovite de De Quervain é uma inflamação dos tendões responsáveis pelo movimento do polegar, especificamente os tendões do músculo abdutor longo e extensor curto do polegar. Esses tendões passam por um túnel fibroso na base do polegar e, quando há inflamação, ocorre uma restrição dolorosa durante os movimentos do polegar e punho.

As causas mais comuns envolvem movimentos repetitivos do polegar ou punho, como aqueles feitos ao usar o celular, digitar ou realizar tarefas manuais por muito tempo. Além da dor, pode haver inchaço e dificuldade para realizar tarefas simples do dia a dia.

O tratamento com fisioterapia é fundamental. A reabilitação foca em aliviar a dor, reduzir a inflamação e restaurar a mobilidade, utilizando técnicas como alongamentos, fortalecimento dos músculos envolvidos e terapia com ultrassom terapêutico. Em alguns casos, pode ser indicado o uso de órteses para imobilizar o polegar temporariamente, permitindo a recuperação completa dos tendões.

Dica de exercício

Estique todos os dedos para abrir a mão ao máximo e depois relaxe, trazendo os dedos em direção à palma. Repita por 15 vezes.

Luiz Schneider

Luiz Carlos Schneider Junior (CREFITO 121.248-F) atuou nos Hospitais Mãe de Deus, Santa Casa de Misericórdia e Instituto de Cardiologia, com mais de 15 anos de experiência em reabilitação domiciliar

Este post tem um comentário

  1. Yvonne

    Pode ser confundido com síndrome do túnel do carpo.

Deixe um comentário