A escoliose é uma curvatura anormal da coluna vertebral, que pode ocorrer em formato de “C” ou “S”, afetando o alinhamento e a postura do corpo. As causas podem variar, desde condições congênitas até escoliose idiopática, comum em adolescentes. A fisioterapia é uma abordagem fundamental no tratamento, pois ajuda a fortalecer os músculos ao redor da coluna, melhorar a postura e aliviar dores.
O fisioterapeuta utiliza técnicas específicas, como exercícios de alongamento, fortalecimento e reeducação postural, que visam estabilizar a coluna e reduzir a progressão da curvatura. Além disso, terapias manuais e técnicas como o Pilates podem ser indicadas para promover equilíbrio muscular. Nos casos mais leves, a fisioterapia pode ser o tratamento principal, enquanto em casos mais graves, pode complementar o uso de coletes ou intervenções cirúrgicas.
Dica de exercício
Deite-se de costas, dobre os joelhos e coloque os pés no chão. Eleve a pelve suavemente, mantendo a posição por alguns segundos e depois retorne. Este exercício ajuda a alongar e fortalecer a parte inferior das costas.
Hoje em dia é possível tratar com fisioterapia, e eu sou a prova disso!
Tive paralisia infantil e uma diferença significativa no tamanho dos membros inferiores. Atualmente, trato uma escoliose que, graças ao Luiz, está assintomática.
Descobri recentemente que tenho escoliose. Tudo começou com uma dor no quadril, que foi se espalhando para outras áreas do corpo. Felizmente, a fisioterapia conseguiu reduzir significativamente essas dores. Minha gratidão à equipe da Motus!